sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Uma só ALMA.

Hoje asssiti à missa de comemoração de 40 anos de casamento de meus avós.
Não foi bem uma missa, apenas uma cerimônia, dentro do quarto de meus avós, já que minha avó está enferma. Apenas eu, minha mãe, meu tio, uma enfermeira, um tio avô que por sinal é padre, e é claro, meu avô.

Dentro de todo clima pelo qual estamos passando, não estava gostando nada da idéia de missa nesta situação, mas ouvi algo que me fez pensar tanto, mas tanto que, são quase 1hr da manha e cá estou eu a quebrar a cabeça.
Entre todas as palavras ditas, a frase que mais marcou foi “Antonio e Maria Neusa, unidos em um só corpo e uma só ALMA”. Daí então me coloquei a pensar na palavra alma. No sentido de ALMA. Na grandeza ALMA.

Eu com minha pouca experiência, e minha convivência intima com pessoas também de pouca experiência como eu, costumo pensar que quando amamos alguém de verdade entregamos nosso coração.
Isso! Apenas nosso coração. A alma é algo grande demais, quando comparado à mim, e proporcional demais quando comparado à meus avós.

Para ficar mais fácil organizar meus pensamentos comecei a materializar as coisas, e a viajar, como faço sempre....

Oque é a alma?
Entendo por alma a essência de alguem. Alma são todos os sentimentos, lembranças, momentos, objetivos, sonhos, inconsciente, medos, angustias, tudo que alguém pode sentir. Alma é o que nunca para, mesmo quando você está inconsciente, mesmo quando está imóvel.

Seu corpo é a forma, sua alma é você, entende?!

É como se a alma fosse uma sala, e dentro dessa sala houvesse varias caixinhas, uma do amor, uma da felicidade, uma dos medos, uma do ódio, uma das lembranças, uma dos sonhos, uma dos objetivos. E quando sentimos alguma sensação, a caixinha referente aquela sensação aumentasse, inchasse, entrasse em destaque dentro da salinha da alma.
Entregar o coração a alguém, nem sempre é fácil, mas é simples.

Quando amamos alguém a caixinha do amor se destaca,e quanto mais é alimentado o sentimento mais destaque ela tem.

Entregar a alma é entregar tudo que tem. É entregar só oque você mesmo conhece, só oque você mesmo pode entender ( e muitas vezes nem você consegue entender ). Entregar a alma é não só entregar e deixar destacar só a caixinha do amor, e sim TODAS as caixinhas que existem dentro de você. É Dividir seus medos, seus segredos, oque você sonha, oque você planeja, oque você teme, oque você odeia, oque você ama, oque você sente falta. É entregar seus momentos, os que passaram e os que virão. É entregar seus passado presente e futuro a alguém. É ver passar 40 anos e um dia afirmar “nossa, parece que foi ontem!”.

Entregar a alma é provar que há algo além da matéria que resistirá ao tempo, ao clima, à dor, à enfermidade, à distancia, à incerteza.
Entregar a alma é poder responder por todos os atos de alguém que não os pode fazer, pois suas almas estão unidas.
Olhando meus avÓS Hoje, diante daquela situação, eu consegui entender o significado da palavra ALMA. Unidos em uma só alma.

Um comentário: